Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo.gif

Projeto 6

Atualizado em 19/11/14 09:34.

2008 – 2009 - Gênero e futebol: as relações sexistas nas aulas de educação física no ensino médio em Catalão Goiás.

Coord.: Profa. Ms. Heliany Pereira dos Santos.

A presente pesquisa tem como tema discussões acerca das representações de gênero e o futebol na escola. Pois observa-se no meio esportivo que as relações estabelecidas foram/são construídas a partir de uma visão machista e que, configurações de gênero que se estabelecem na escola e se justifica pela representação social adquirida pelo esporte são reforçadas pelas ações segregadoras promovidas, no interior das instituições de ensino e nas aulas de Educação Física. Apresentamos como objetivo analisar e compreender como se constituem as configurações de gênero estabelecidas durante as aulas de futebol no ensino médio. Presenciamos, nas aulas, as mais diversas situações de preconceito de gênero, dentre elas a divisão entre o masculino e o feminino expressa através de atividades específicas para os meninos e para as meninas e que os professores tornam-se omissos quanto ao papel de orientar os alunos e as alunas quando há a ocorrência de conflitos oriundos de situações de pré-conceito com relação a prática do futebol por mulheres.

Listar Todas Voltar