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Quem somos

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O Dialogus é um grupo de pesquisa interdisciplinar sediado na Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão, composto por professores/as pesquisadores/as e estudantes de diferentes áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino e pesquisa. O grupo se articula em torno da produção e divulgação de conhecimento cuja intersecção se dá entre os temas Gênero, Cultura e Trabalho.

O grupo se dedica à produção e divulgação de estudos e pesquisas no campo teórico dos estudos de gênero, tentando articular-se com o comprometimento social da promoção da equidade de gênero e da garantia dos direitos sexuais e direitos humanos.

 Linhas de pesquisa:

 

  •   Gênero, Corpo e cultura: Essa linha aglutina pesquisas em torno das temáticas: gênero, corpo e cultura, abrangendo também os aspectos da sexualidade, situada especialmente no campo das ciências humanas e áreas afins. Contempla também os aspectos da diversidade cultural e das relações étnicas, no campo da cultura e direitos humanos. Em uma abordagem interdisciplinar, acolhe também as questões relativas a esses aspectos no ambiente escolar. 

 

  •   Gênero, Educação e Trabalho:  Essa linha acolhe pesquisas relacionadas à educação, trabalho e gênero, enfocando o papel do homem e da mulher nas relações de trabalho, na educação e na cultura. As relações de gênero no espaço escolar e na formação da cidadania. As relações de gênero e o mundo do trabalho. 

 

  •   Gênero e Linguagens: Essa linha acolhe pesquisas sobre as articulações entre a linguagem, em suas diversas manifestações, e a categoria gênero, com ênfase no modo como as relações de gênero se manifestam nas representações discursivas e literárias, nos vários espaços sociais, dentre eles a escola, contribuindo para a (des)construção de concepções de masculino e feminino socialmente veiculadas.   

 

  •   Relações de poder, gênero, violência e direitos: Esta linha acolhe pesquisas sobre a discriminação e a violência relacionada ao racismo, ao sexismo e à homofobia; sobre questões atinentes à políticas públicas e à participação política e sua articulação com as relações de gênero, sexualidade e relações étnico raciais; sobre empoderamento das mulheres e de outros grupos excluídos; sobre Direitos Humanos; e sobre práticas de ensino, no que diz respeito à desconstrução da discriminação e à superação do ciclo de sua reprodução na/pela escola.