GÊNERO, EDUCAÇÃO E TRABALHO (2013)

trab

GÊNERO, EDUCAÇÃO E TRABALHO (2013) - (.pdf)

Carmem Lúcia Costa; Heliany Pereira dos Santos; Marise Vicente de Paula (Org.)

Os textos apresentados no livro Gênero, Educação e Trabalho são resultado de pesquisas realizadas com objetivo de conclusão do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola da Universidade Federal de Goiás. Os textos abordam a questão de gênero nas relações de trabalho e no ambiente escolar a partir de levantamentos bibliográficos e pesquisas de campo que abordam o cotidiano de mulheres trabalhadoras e o processo de ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é fornecer elementos que fomentem a discussão sobre a temática e questões atuais como a emancipação feminina através do trabalho e novas propostas e práticas educativas com uma postura crítica. A vida cotidiana de trabalhadoras foi abordada com intuito de compreender as transformações ocorridas com a crescente inserção das mulheres no mundo do trabalho analisando a reprodução da vida no espaço produtivo e reprodutivo, partindo do pressuposto teórico que coloca o trabalho como elemento constitutivo de humanidade, mas que se encontra alienado na sociedade atual, sendo a feminização um elemento de precarização na esfera pública e privada. Esta alienação do trabalho corrobora para uma educação pouco transformadora e que reforça os padrões estabelecidos de exploração e submissão. As questões de gênero são abordadas no espaço escolar com a preocupação de conhecer como são as práticas cotidianas que reforçam as atuais relações de poder ou que produzem outras formas de leitura desta relação, apontando caminhos outros para o enfrentamento do preconceito e da discriminação, para a construção de uma educação com respeito à diversidade.