topo.gif
IV SINAGI

IV SINAGI disponibiliza Anais do Evento

Os textos completos já se encontram disponíveis para download.

Em sua quarta edição, no ano de 2016, o Simpósio Nacional Gênero e Interdisciplinaridades – SINAGI – apresentou como proposta de enfoque as várias "Faces e interfaces da violência de gênero ".

Para acessar os ANAIS DO IV SINAGI, clique AQUI.

Depois de um período de aparente avanço nas questões de gênero e violência, com a aprovação da Lei Maria da Penha, do Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo, do aumento das adoções de crianças por casais homossexuais e da maior presença de outras formas de relacionamento para além das heterossexuais na mídia, vivenciamos um momento de considerável preocupação!

É perceptível todo um movimento de reação conservadora por parte da sociedade, que se manifesta tanto no aumento da violência contra grupos LGBTT´s, quanto pelo aumento da violência contra setores historicamente excluídos da sociedade (negros e pobres, entre outros). Manifestações de grupos demandando a volta dos militares ao poder acontecem ao mesmo tempo em que na Câmara Federal se tenta a aprovação de uma definição conservadora de família, bem como da criminalização das discussões políticas e de gênero nas escolas, caracterizadas como "assédio ideológico". É nesse contexto que o IV SINAGI se propõe a tematizar essas formas de violência e questões que lhes são congêneres, na tentativa de fornecer aos grupos interessados no seu enfrentamento, ferramentas de reflexão que possam contribuir para uma ação efetiva.

Divulgando desenvolvimentos e resultados de estudos, pesquisas, ações de extensão, relatos de experiências, conferências, mesas-redondas e minicursos, o evento  fomentou o debate sobre as várias modalidades da violência de gênero, contribuindo para com a ampliação e consolidação teórico-crítica dos campos do saber que sobre elas se debruçam, bem como para com efetivas formas de desdobramento político que desta epistemologia decorrem.

Os textos completos que ora se seguem correspondem, pois, a atividades apresentadas durante a realização do evento por estudiosos e pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior Nacionais e Internacionais, diretamente interessados na discussão proporcionada pelo escopo epistemológico e político do evento. 

Fonte: Dialogus

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Anais IV SINAGI 5687 Kb c77ab492fc7e9f50779121b11bdb6598