topo.gif
Bree

Dialogus propõe discussão sobre Transexualidade e Gênero durante a Calourada SocioCultural 2014

Exibição e debate sobre o filme "TransAmérica",  serão coordenados pela Profa. Fabiana Jordão Martinez, no dia 14 de março, no Miniauditório Lívia Abrahão, às 14h.

Na sexta feira, às 14 horas, no Miniauditório Lívia Abrahão, durante a Calourada Sociocultural promovida pelo DACC como atividade de recepção aos alunos e alunas ingressantes na UFG - Regional Catalão, o grupo Dialogus - Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho (UFG/Campus Catalão) se propõe a promover um debate sobre Transexualidade e Gênero a partir da exibição do filme “TransAmérica".

Bree (Felicity Huffman) é uma transsexual que, antes de mudar de sexo, fez um filho. O garoto, Toby (Kevin Zegers), é agora um adolescente que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Os dois se encontram - sem que ele saiba sobre a identidade verdadeira de Bree - e partem, juntos, numa viagem de carro a Los Angeles.

Bree, que nasceu Stanley, aprende a entonar a sua voz feminina durante as cenas iniciais. Ele está prestes a se tornar definitivamente ela graças a uma operação de mudança de sexo na Califórnia. Tudo está mais ou menos pronto, quando ela recebe uma ligação de um reformatório juvenil em Nova York, dizendo que um meliante acaba de ser preso por traficar drogas e se prostituir, e alega ser filho de Stanley.

O objetivo é discutir questões que envolvam as temáticas de corpo, gênero, sexualidade e  preconceito na busca da promoção da equidade de gênero, combate a todo tipo de discriminação e valorização dos Direitos Humanos.

Docente Responsável

Dra. Fabiana Jordão Martinez – (Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e Professora do Departamento de História e Ciências Sociais da UFG/CAC).

 

 


Fonte: Dialogus