topo.gif

GÊNERO, SEXUALIDADE E CORPO (2013)

Coletânea livro 3

GÊNERO, SEXUALIDADE E CORPO (2013) - (.pdf)

Eliane Martins de Freitas; Fabiana Jordão Martinez; Lílian Marta Grisolio (Org.)

Esta obra tem como princípios norteadores a busca pelo respeito à diversidade, o combate aos diversos preconceitos, a desconstrução de estereótipos e a luta contra todos os mecanismos de dominação, exclusão e controle sobre os corpos. A temática de Gênero, Sexualidade e Corpo está intimamente imbricada na nossa sociedade, e este livro representa o esforço de pesquisadores e pesquisadoras, que na multiplicidade de seus temas, utilizando documentos, dados estatísticos, situações cotidianas e relatos, conseguiram produzir artigos que revelam questões que há pouco tempo passaram a ser abordados pela academia e se tornaram objetos de estudo. Os textos apresentados são frutos das pesquisas realizadas no curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola da Universidade Federal de Goiás, espaço onde professores/as e alunos/as travaram intensos debates e reflexões sobre as temáticas acerca do tema gênero e diversidade. Práticas escolares, leis vigentes, políticas públicas, materiais didáticos, documentos oficiais, relatos e discursos midiáticos são alguns dos temas aqui publicados com o intuito de promover reflexões sobre as relações sociais, e, além disso, combater a perpetuação do senso comum ou da naturalização de estigmas historicamente construídos. As questões abordadas visam investigar e refletir sobre como algumas permanências em nossa sociedade asseguram a continuidade da violência de gênero, raça e sexualidade, por meio de práticas, ideias e valores. São estes instrumentos de reprodução de preconceitos e estereótipos presentes nas escolas, mídia ou outros aparelhos do Estado, que reforçam a continuidade de padrões de dominação e exclusão.