IV SINAGI

Dialogus realiza IV SINAGI em 2016 - II Circular de chamada para Apresentação Oral de Trabalhos e Apresentação de Pôster já está no ar!

A Comissão Organizadora do IV SINAGI - SIMPÓSIO NACIONAL DE GÊNERO E INTERDISCIPLINARIDADES - FACES E INTERFACES DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO divulga a II CIRCULAR DE CHAMADA para APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER no evento, que se realizará dias 18, 19 e 20 de maio de 2016 na UFG - Regional Catalão.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 18/03/2016.

A ficha de inscrição está disponível no site do evento: www.eventos.ufg.br/IV-SINAGI em Modalidade de Inscrição – Normas.

II Circular de Chamada de GTs e Minicursos

O Simpósio Nacional Gênero e Interdisciplinaridades (SINAGI) é um evento promovido pelo DIALOGUS - Estudos Interdisciplinares da UFG – Regional Catalão.

Em sua quarta edição no ano de 2016, ele terá como tema “Faces e interfaces da violência de gênero”. Depois de um período de aparente avanço nas questões de gênero com a aprovação da Lei Maria da Penha, do Casamento Civil entre pessoas do mesmo sexo, do aumento das adoções de crianças por casais gays, maior presença de outras formas de relacionamento para além das heterossexuais na mídia, vivemos um momento de preocupação! É perceptível uma reação conservadora da sociedade que se manifesta tanto no aumento da violência contra grupos LGBTT, como pelo aumento da violência contra setores tradicionalmente excluídos da sociedade (negros e pobres, sobretudo). Manifestações de grupos pedindo a volta dos militares ao poder acontecem ao mesmo tempo em que na Câmara Federal se tenta a aprovação de uma definição conservadora de família, bem como da criminalização das discussões políticas e de gênero nas escolas, caracterizados como “assédio ideológico”. É nesse contexto que IV SINAGI se propõe a tematizar essas violências e as questões que giram em seu redor, na tentativa de fornecer aos grupos interessados no seu enfrentamento, ferramentas de reflexão que possam contribuir para uma ação efetiva. Nesta perspectiva, a Comissão Organizadora do IV SINAGI declara aberto o período de INSCRIÇÃO para Apresentação Oral de Pesquisa em GTs e Apresentação de Pôster a serem realizados no evento e convoca a comunidade acadêmica a submeter seus respectivos trabalhos. As comunicações de pesquisa e pôsteres devem se alinhar a proposta do GT escolhido, sendo que as sessões de apresentação são espaços de divulgação de pesquisas já concluídas ou em andamento.
A pessoa interessada em apresentar trabalhos deve se inscrever cadastrando-se no site www.eventos.ufg.br/IV-SINAGI e, posteriormente, deve enviar a ficha de inscrição, conforme cronograma específico, para o e-mail: ivsinagicatalao@gmail.com de 02 de janeiro a 18 de março de 2016.

Apenas os trabalhos efetivamente apresentados no evento poderão ser submetidos à publicação no formato de artigo completo nos Anais do Evento. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado após o recebimento da carta de aceite, conforme instruções e valores descritos no site do IV SINAGI.

1. DOS GRUPOS TEMÁTICOS (GTS) (Resumos disponíveis também no site do evento (
www.eventos.ufg.br/IV-SINAGI)

GT 1 - CONSTRUÍNDO UMA PEDAGOGIA FEMINISTA: GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS NA EDUCAÇÃO Dra. Gleys Ially Ramos dos Santos (UFT/ Nedig), Dndo. Rubenilson Pereira de Araújo (UFT/ Educação Direitos Humanos)

GT 2 - CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES NO CINEMA Dr. Sulivan C. Barros (UFG/RC/Dialogus)

GT 3 - ENFRENTAMENTOS E RESISTÊNCIAS: ESTUDOS SOBRE HOMOFOBIA E MACHISMO - Ms. Evandro Salvador Alves de Oliveira (UNIFIMES), Dndo José Humberto R. dos Anjos (UNIFIMES)

GT 4 - GÊNERO E PRÁTICAS CORPORAIS - Ms. Heliany Pereira dos Santos (UFG/ RC/ Dialogus), Ms. Mário Moreno Rabelo Silva (UNIMEP/GDE)

GT 5 - GÊNERO E SEXUALIDADES: PELO EMPODERAMENTO DOS CORPOSSUBALTERNOS - Dndo. Paulo Brito do Prado (UFF), Dnda. Veronica de Jesus Gomes (UFF)

GT 6 - LITERATURA E INTERFACES DO GÊNERO: CORPO, IDENTIDADE, SUBALTERNIDADE, VIOLÊNCIA Dra. Luciana Borges (UFG/ RC/ Dialogus), Ms. Ronaldo Soares (FAE/ SEDUC-GO)

GT 7 - MULHER, TRABALHO E MARXISMO - Dra. Carmem Lúcia Costa (UFG/ RC/ Dialogus), Dra. Lilian Marta Grisolio (UFG/ RC/ Dialogus)
GT 8 - OS LUGARES NA CIDADE CONSTRUIDOS PELO GÊNERO: OLHARES SOBRE SER, ESTAR, MOSTRAR, PARECER, APARECER E OCULTAR - Dr. Carlos Eduardo Santos Maia (UFJF), Dnda. Jorgeanny de Fátima Rodrigues Moreira (UFG)

GT 9 - VOZES DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO, INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS - Dnda. Fabianna Simão Bellizzi Carneiro (UFF)
Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo (UFG/ RC/ Dialogus)

GT 10 - CONSERVADORISMO POLÍTICO E DIREITOS HUMANOS - Dr. João da Cruz Gonçalves Neto (UFG), Dra. Michele Cunha Franco (UFG)

GT 11 - DESAFIOS FEMINISTAS CONTEMPORÂNEOS: PRÁTICAS, ESTRATÉGIAS E EPISTEMOLOGIAS EM UM MUNDO EM MUDANÇA - Dra. Fabiana Jordão Martinez (UFG/ RC/ Dialogus)

Veja a I CIRCULAR completa clicando AQUI.

A ficha de inscrição está disponível no site: (Clicar em NORMAS)

Fonte: Dialogus/ Sinagi 2016

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo