Repúdio

NOTA DE REPÚDIO

Grupo Dialogus repudia manifestações de homofobia e sexismo durante recepção de calouros e calouras na Regional Catalão.

NOTA DE REPÚDIO

Nós, pesquisadores e pesquisadoras do Grupo Dialogus, vimos a público manifestar repúdio às diversas manifestações de homofobia e sexismo que estão acontecendo durante a recepção dos calouros e calouras pelos veteranos/as de alguns cursos na Regional Catalão. Repudiamos, em específico, o cartaz divulgado por discentes do curso de Engenharia de Minas, no qual pode ser identificado teor homofóbico no uso do termo “viado” para se referir aos discentes ingressantes e sugerimos que os cartazes sejam retirados dos espaços da Regional pela organização do evento.

Reiteramos o nosso compromisso com o respeito à diversidade – cultural, étnico-racial, de gênero e orientação sexual – e a nossa luta contra as formas de opressão e desrespeito aos indivíduos por meio de ações que promovam constrangimentos e violação de direitos humanos.

Defendemos o acolhimento a/os estudantes recém-chegados/as de forma civilizada e com respeito, visando à integração dos mesmos à comunidade acadêmica e a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa com as diferenças.

Entendemos que a diversão e o humor fazem parte da recepção aos novatos e novatas, mas é inadmissível que este humor seja embasado em conteúdos vexatórios e humilhantes.

A comunidade acadêmica deve estar atenta e se mobilizar no sentido de não permitir e nem aceitar que manifestações dessa natureza ocorram na nossa Universidade e na sociedade em geral.

Na ocasião, observamos também que a ocorrência de trotes abusivos, caso detectada, deverá ser levada imediatamente ao conhecimento da administração da Regional, para providências cabíveis, uma vez que a Universidade Federal de Goiás possui legislação interna específica para esse fim.

logo_dialogus2.jpg

Dialogus – Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho

Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão - Campus I, 25 de fevereiro de 2015.