Livros

Dialogus realiza lançamento de livros durante o II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Evento acontece no dia 04/12, das 13h às 14h30min, no Anfiteatro Paulo de Bastos Perillo, como parte da programação do II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, da Regional Catalão.

Os livros a serem lançados são produtos de pesquisa vinculada ao Grupo Dialogus e ao Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Como parte da Programação do II SPPGI, o Grupo Dialogus fará a divulgação de novos produtos de pesquisa. Confira abaixo mais informações sobre o material.
A publicação foi feita pelo Ciar/UFG, com financiamento MEC/SECADI.

DATA: 04/12/2014

HORÁRIO: 13 horas

LOCAL: Anfiteatro Paulo Bastos Perillo/ Regional Catalão.

Confira também a Programação Geral do II SPPGI.

Gênero, Sexualidade e Corpo

Organizadoras: Eliane Martins de Freitas; Fabiana Jordão Martinez; Lílian Marta Grisolio Mendes

Editora: FUNAPE/Ciar/UFG

Coletânea livro 3

Resumo: Esta obra tem como princípios norteadores a busca pelo respeito à diversidade, o combate aos diversos preconceitos, a desconstrução de estereótipos e a luta contra todos os mecanismos de dominação, exclusão e controle sobre os corpos. A temática de Gênero, Sexualidade e Corpo está intimamente imbricada na nossa sociedade, e este livro representa o esforço de pesquisadores e pesquisadoras, que na multiplicidade de seus temas, utilizando documentos, dados estatísticos, situações cotidianas e relatos, conseguiram produzir artigos que revelam questões que há pouco tempo passaram a ser abordados pela academia e se tornaram objetos de estudo. Os textos apresentados são frutos das pesquisas realizadas no curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola da Universidade Federal de Goiás, espaço onde professores/as e alunos/as travaram intensos debates e reflexões sobre as temáticas acerca do tema gênero e diversidade. Práticas escolares, leis vigentes, políticas públicas, materiais didáticos, documentos oficiais, relatos e discursos midiáticos são alguns dos temas aqui publicados com o intuito de promover reflexões sobre as relações sociais, e, além disso, combater a perpetuação do senso comum ou da naturalização de estigmas historicamente construídos. As questões abordadas visam investigar e refletir sobre como algumas permanências em nossa sociedade asseguram a continuidade da violência de gênero, raça e sexualidade, por meio de práticas, ideias e valores. São estes instrumentos de reprodução de preconceitos e estereótipos presentes nas escolas, mídia ou outros aparelhos do Estado, que reforçam a continuidade de padrões de dominação e exclusão.

O corpo na literatura e na arte: teorias e leituras

Organizador@s: Luciana Borges; Antônio Fernandes Júnior

Editora: FUNAPE/Ciar/UFG

O corpo na literatura e na arte

Resumo O corpo na literatura e na arte: teorias e leituras, é uma reunião de textos que focalizam a leitura de textos cuja construção se vincula à presença do corpo. No contexto da arte literária – em suas diversas modalidades e gêneros – e de outras artes – cinema, fotografia, e partindo de perspectivas teóricas diversas, mas que se afinam às questões contemporâneas, os textos exploram os vieses do corpo, suas nervuras e ranhuras, subsidiados pelo olhar iluminador da ficção ou das artes plásticas. Assim, os estudos culturais e de gênero, as formulações sobre o erotismo, as compreensões teóricas da identidade, a reflexão estética sobre os modos de compor|decompor o corpo, comparecem nos textos expondo um variado espectro de imagens corporais.  Em cada texto, os sujeitos e os corpos, de uma maneira ou de outra, são submetidos ao encontro com outros corpos, com a alteridade que os constitui/destitui, seja com o(s) outro(s) ou consigo mesmos, testando seus limites e possibilidades de enquadramento/formatação, ou não, a um dado modelo. Por isso, o corpo ultrapassa a sua condição de organismo estruturado por um conjunto de órgãos ou de uma anatomia e passa a compor outras relações com o mundo, resultando no enfrentamento com o erótico, o abjeto, com a (re)produção de identidades.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Programação II Seminário SPPGI 1995 Kb 0a9803d38fc83a2bd42966ecb0deb5b9